A falta de apenas de um dente traz as consequências: prejudica a função mastigatória, aumenta a carga sobre os dentes restantes, os dentes vizinhos movem-se em direção ao ausente, alteração da mordida, surgem os problemas estéticos e psicológicos.
A restauração oportuna da dentição é possível
em apenas uma consulta.A ponte dentaria adesiva ou “colada” por técnica direta permite excluir por completo, ou adiar, os métodos tradicionais da prótese indireta (ponte dentaria com torneamento).
A restauração é uma construção feita com material fotopolímero em um feixe de fibra de vidro, que é fixado nos dentes que servem de pilares. O feixe é fixado na superfície mastigatória ou oral dos dentes que servem de pilares (dependendo do tipo de estrutura), nas cavidades preparadas. A parte intermediária da estrutura - imitação da coroa de um dente ausente - é feita de um compósito, considerando todos os parâmetros anatômicos.
Etapas de restauração:- Tratamento ligeiro de dentes, que servem de pilares, com a broca dentaria;
- Isolamento da área de intervenção com um lençol de borracha especial – cofferdam.
- Definição do comprimento necessário da fita de fibra de vidro.
- Aplicação de composição adesiva especial.
- Fixação da fita de fibra de vidro.
- Criação de um dente artificial a partir do material de compósito fotopolímero.
- Esmerilhamento e polimento.
Cuidados a ter com a ponte dentaria adesiva:- Realizar sem falta a escovação dentaria completa e pormenorizada, de manhã e a noite;
- Adquirir o fio dental e limpar suavemente os espaços entre os dentes.
- Apos de comer lavar a boca com elixir bucal (caso não conseguir escovar os dentes).