A terapia endodôntica é realizada com o objetivo de proteger os tecidos dentários dos efeitos destrutivos de microrganismos patogénicos, tendo como a tarefa principal preservar o dente.
Um caso frequente na nossa prática:Tratamento endodôntico secundário – é a reabordagem de canais radiculares que sofreram o tratamento primário sem sucesso. Os preenchimentos dos canais radiculares são removidos, realiza-se a limpeza pormenorizada do próprio canal, apos a qual o último é fechado novamente. A reabordagem (o tratamento secundário) é mais difícil, pois nem sempre um resultado bem-sucedido é duradouro. Seguimento por um dentista é necessário, para poder tomar atempadamente as medidas apropriadas no caso da infeção.
Etapas do tratamento de canal dentário:- Exame realizado pelo médico, avaliação das queixas do paciente, exame Rx etc.
- Anestesia local é utilizada, então o procedimento é indolor.
- 3 Limpeza de tecidos dentários danificados pela cárie, criação do acesso à cavidade interna do dente, na qual o nervo e os vasos sanguíneos estão localizados.
- Isolamento do dente com uma barreira de borracha especifica (cofferdam), que o protege da saliva, ar húmido da respiração, proteção da cavidade oral de uma variedade de medicamentos usados pelo médico.
- Limpeza da cavidade e dos canais, recorrendo ao uso de instrumentos muito pequenos. Os nervos e vasos sanguíneos mortos devido a infeção são removidos.
- A cavidade é desinfetada, todas as bactérias são eliminadas.
- Obturação dos canais radiculares.
- Após a obturação dos canais o dente é restaurado com um preenchimento da cor do dente, ou por colocação da prótese, coroa, e após a conclusão do procedimento mantem a aparência e função completamente naturais.
- Depois de um tratamento endodôntico bem-sucedido, pode demorar 6 meses, ou mais, até a reabilitação do osso danificado pela inflamação. Os sintomas restantes desaparecem gradualmente, ao longo de dias ou semanas.
Após o tratamento endodôntico, o paciente pode sentir não apenas desconforto, mas também a dor ligeira, cuja natureza determina a presença ou ausência de um processo inflamatório. É normal sentir essa dor ao pressionar o dente nos 3 – 4 dias seguintes apos o tratamento. O tal desconforto pode surgir na sequência de um trauma resultante do tratamento.